Desafios para ensino à distância

Isso tem sido usado com eficácia na aprendizagem tradicional, mas “sua eficácia em contextos
de educação a distância ainda não foi firmemente demonstrada” ( Bernard et al. , 2000 ,
p.7). Bonwell e Eison (1991) observam que para os alunos aprenderem, eles precisam
experimentar um ambiente de ‘aprendizagem ativa’, onde se envolvem em uma interação
reflexiva com outros alunos. De acordo com Bernard et al. (2000) , para que a aprendizagem
colaborativa seja bem-sucedida, uma ‘comunidade de aprendizagem’ precisa ser criada para
que o aluno se sinta parte de um grupo mais amplo. Se a Internet for reconhecida e
desenvolvida como uma ferramenta de comunicação, o modo de ‘aprendizagem colaborativa’
pode ser promovido ( Weller, 2002), incorporando assim o aspecto social da aprendizagem,
incentivando os alunos a interagir uns com os outros. Esta é uma oportunidade significativa,
mas não sem desafios para quem projeta e oferece programas de ensino à distância.
A oferta de programas de cursos é um desafio significativo para tutores de ensino a
distância. A aula expositiva tradicional compreende o método mais comum de fornecer
informações aos alunos do ensino superior ( Fry et al. , 2003 ); entretanto, isso geralmente não
se traduz bem em aprendizagem online ( Weller, 2002

Unoeste melhores faculdades ead em tres lagoas