Muitos pacientes idosos entendem que o acetaminofeno provavelmente será um medicamento
mais seguro do que os AINEs ou opióides. Embora nem sempre seja esse o caso, é verdade
na maioria das circunstâncias. Do ponto de vista da segurança, o maior desafio que encontrei é
a educação do paciente de todos os medicamentos. Aqui está um cenário.
Uma mulher de 76 anos de idade tem histórico de osteoartrite, fratura de fêmur há cerca de 2
meses e agora está apresentando sintomas relacionados à gripe. Ela foi mantida em
acetaminofeno 650 mg quatro vezes ao dia, mas tem aumentado a dor ultimamente.
http://www.onofarma.com/
Ela tem
algumas sobras de hidrocodona / acetaminofeno que está tomando para ajudar com a dor
geral. Além disso, ela também está tomando um produto para tosse e resfriado. Essa paciente
acaba tomando bem mais de 4.000 mg e corre um risco muito maior de complicações
hepáticas.
Os pacientes geralmente não reconhecem quantos medicamentos contém o acetaminofeno. É
nosso trabalho como profissionais de saúde conhecer os pacientes que já estão em uma dose
de manutenção relativamente alta e alertá-los sobre a adição de outros medicamentos que
possam conter mais acetaminofeno.